segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Bolshoi.



Sempre tem alguém me perguntando no facebook sobre o Bolshoi, ''como é o teste?'', ''quanto é?'', ''como são as aulas?'', ''e a escola regular?'', ''onde vocês moram?'', ''como é'', ''é puxado'', ''e as apresentações?'', e até mesmo ''o que é Bolshoi?''.
Para eu não ficar repetindo e repetindo o tempo todo, vou fazer alguns posts respondendo essas e mais perguntas que sempre me fazem.

Primeiro, vou responder a pergunta que até parece não ser verdade, mas é, que muita gente não sabe exatamente o que é o Bolshoi. Nem eu sabia a alguns anos atrás..

Bolshoi no Brasil:


''A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. Localizada no norte do Estado de Santa Catarina, a inauguração ocorreu em 15 de março de 2000, com o diretor do Teatro Bolshoi Vladimir Vasiliev, o prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira, além de autoridades, artistas e comunidade. Vladimir Vasiliev e Luiz Henrique da Silveira tornaram-se os patronos fundadores da instituição.

Tudo começou quando em 1995, para que outras nações tivessem oportunidade de conhecer a metodologia aplicada na Rússia, o diretor artístico do Teatro Bolshoi, Alexander Bogatyrev, desenvolveu um projeto que reproduzia as mesmas características da Escola Coreográfica de Moscou.


Em 1996, a Cia. do Teatro Bolshoi realizou uma turnê no Brasil e Joinville foi incluída no programa. O espetáculo ocorreu no 14º Festival de Dança de Joinville. Os russos ficaram impressionados com a receptividade do público e a reverência da cidade diante da arte. Depois disso, o russo Bogatyrev esboça propostas para montar uma unidade da Escola no país, contemplando questões como a aplicação da metodologia, seleção de professores e alunos, estrutura física necessária.

Dois anos depois, o idealizador Bogatyrev faleceu.
Mas seu legado era consistente: o esboço do projeto estava concluído e foi apresentado para prefeitos e diretores de instituições de ensino do Brasil. O prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, comprometeu-se no desenvolvimento da proposta. No dia 20 de julho de 1999, na abertura do 17º Festival de Dança de Joinville, Alla Mikhalchenko, primeira bailarina Teatro Bolshoi, assinou o protocolo de intenções com o prefeito.


Entre os fatores decisivos para a escolha de Joinville estava a profunda ligação da cidade com a dança, em função de seu tradicional festival anual. Além disso, o então prefeito empenhou-se pessoalmente nos processos institucionais entre o Brasil e a Rússia e disponibilizou uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados no Centreventos Cau Hansen, para instalação da sede.


Os alunos que ingressaram no ano de 2000 completaram o ciclo de oito anos de estudos. Assim, em 2007 ocorreu a formatura da primeira turma de dança clássica.

Hoje os formados pelo Bolshoi Brasil trabalham no mundo todo. Quinze bailarinos continuam em Joinville trabalhando na Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.''

O Bolshoi não é uma academia, onde você se matricula e simplesmente faz aulas. Tem um teste para passar, e você poderá ou não ganhar bolsa de estudos. A maioria doa alunos tem bolsa de estudos. É uma escola profissional de ballet, que forma bailarinos profissionais.
Nossas aulas são parecidas como na escola, que tem a grade com os horários das ''matérias'' e da sala onde vai ter a aula da sua turma.
Os alunos do Bolshoi não ganham a bolsa da escola regular. Mas a maioria estudam em escolas públicas que ficam perto do Bolshoi. Quem estuda em escolas particulares, os pais que pagam.
Nas viajens, o Bolshoi avisa a escola e pede a autorização para faltar durante as viajens de apresentações, que geralmente dançam alunos a partir da 3ª série. Ah, são oito anos de curso para se formar e receber diploma de bailarino profissional.
As moradias, os alunos tem que procurar. Alguns moram sozinhos, com alguém da familia que se muda para Joinville ou, como eu, em casa sócial. A casa social você paga como se fosse um aluguel para morar na casa de uma familia. Na minha casa sócial tem a tia Anita(Mãe social), a filha dela, as netas e ainda tem mais uns 5 alunos do Bolshoi morando comigo.

Quem quer saber mais:


Bom, eu procurei responder um pouco cada pergunta. Depois, com mais calma eu explico mais detalhadamente (:


Nenhum comentário:

Postar um comentário