sábado, 28 de janeiro de 2012

Leitura: ''Água para elefantes''

Já estava com uma vontade de assistir o filme, li sobre na internet e fiquei curiosa. E já estava atrás de um livro para passar o tempo quando estiver voltando para Joinville, mas sinto que vou antecipar a leitura, depois de ler todos os comentários sobre o livro. Não estava exatamente atrás do livro ''Água para elefantes''... mas quando vi hoje nas lojas Americanas sai correndo para pegar um e para minha surpresa, estava por R$9,99, um preço mais amigo dos que eu vi à venda na internet. Bem, sem mais atrasos, vamos ao que interessa... O livro.

Sinopse ''Água para elefantes'' de Sara Gruen.

''Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.''

Críticas:

''Um livro realmente emocionante. Ele nos leva a ter uma visão sobre o universo do circo nos EUA da década de 30: o fascínio dos espetáculos, a vida nômade dos seus participantes, as dificuldades financeiras, a rivalidade entre os circos, a violência e a falta de humanidade por trás da beleza do espetáculo. Todas essas vertentes estão inseridas em uma linda história de amor entre um jovem veterinário (Jacob Jankowski) e uma bela estrela de circo (Marlena Rosenbluth). O filme e o livro são excelentes, comprei o livro porque adorei o filme, mas (o que é normal) percebi nos dois diferenças substanciais que, em minha opinião, tornaram o livro muito gratificante. O bom de já ter visto o filme foi que já estava preparada para enfrentar os tristes acontecimentos, apesar de na maior parte do tempo torcer para o filme ter exagerado e que o livro fosse diferente.
No fim fiquei satisfeita, mudaria algumas coisas é claro, mas posso garantir que o amor de Jacob e Marlena merece ser lido e apreciado.'' -Alessandra (Skoob)

''maravilhoso
EU AMEI O LIVRO!
Uma estória emocionante e cativante. Um enredo cheio de surpresas e reviravoltas.
Eu adorei os personagens Marlena, Jacob e Rosie. E gostei bastante também do filme (sempre faltam partes essenciais, mas vele a pena!)
Um amor impossível entre dois jovens do circo - o recém chegado veterrinário Jacob e a estrela do show Marlena. O problema é que ela é casada com o tratator de animais - o homem mais sem coração que existe!
Desde seu primeiro dia no circo Jacob se apaixona por Marlena e durante o desenrolar da estória, se apega a Rosie - a elefanta mais burra que já existiu! kkkk. Mas isso é só o começo!
Muito emocionante e com um final surpreendente!'' -Mari (Skoob)

''(...)Foi impossível não me cativar pelo cenário do livro, com a narrativa bem detalhada sobre o local, os animais e a realidade no dia-a-dia do circo. Não sou fã de circos, pois sempre achei um pouco forçado, e é como o personagem diz... Tudo se resume a ilusão, onde os atores pöem suas máscaras, representando o mais belo dos espetáculos e ocultando a realidade.

A história é narrada em terceira pessoa e varia entre os momentos no asilo e as memórias de Jacob. Água para Elefantes me roubou algumas lágrimas e tive a impressão de que poderia conversar com os personagens, de tão próximos que eles se tornaram. A diagramação do livro é ótima, embora eu deseje a edição antiga dele.'' -Fabíola (blog)

O filme:

''O longa-metragem começa pelo final do livro, o que dá um bom efeito narrativo para a linguagem cinematográfica, embora a vida e as reflexões do asilo se percam nessa escolha. Robert Pattinson
apenas cumpre a função de pelo menos parecer o personagem, não tentando ir muito além disso. A personagem Marlena é modificada para o filme parecer "romance entre mulher casada e experiente com rapaz ainda ingênuo", com a própria contratação de Reese Witherspoon( Que na minha opinião, está ótima) que é mais velha que Pattinson.Enquanto no livro, Marlena é de origem rica e mais nova que Jacob, apesar de ser casada, no filme ela é orfã, que casa com August como uma tábua de salvação e adora a vida do espetáculo. Acho que no geral o filme é bom, mas pelo livro, poderia ter sido uma obra-prima se caísse nas mãos de outro diretor.Os destaques vão para Rosie, é claro, uma verdadeira acrobata em cena, mesmo sendo um elefante enorme e Christoph Waltz, que fez de August mais um de seus vilões fascinantes( É só lembrar de Bastardos Inglórios).'' -Blog Pérolas&pipocas

Trailer:



Pelo que me disseram e li em blogs, é recomendado ler o livro antes de ver o filme, pois no livro constam mais detalhes e encanta mais.

Beijoos, vou começar a ler o meu livro..

XOXO.

Um comentário:

  1. todo mundo tem opiniões divididas sobre esse livro. se você gostar da pegada protetora de animais, leia também "a casa dos macacos" da mesma autora! =]
    lindo post (amo livros kkkk)

    ResponderExcluir