sexta-feira, 5 de setembro de 2014

História da moda: Moda na Belle époque, parte 1.

   Continuando a viagem na linha do tempo da história da moda, ainda estamos passando no primeiro ponto desse túnel do tempo. No último post fizemos somente uma pequena introdução no contexto geral da Belle époque (confiram aqui). Dessa vez vamos nos focar na moda dessa época.


    Quando falamos de moda na Belle époque é impossível não falar em alta costura, com tecidos nobres, finos e trabalhos artesanais delicados, cheios de detalhes em bordados e rendas. Os grandes costureiros criavam e ditavam a moda para todo mundo, eles eram inscritos no sindicato de costura e obrigados a apresentar criações originais dentro das temporadas de desfiles.


   A moda feminina valorizava a ostentação e a beleza estética, deixando o conforto de lado. Era a época das cinturas finíssimas, com o uso dos espartilhos, que afinavam a cintura ''empurrando'' o busto para frente e dando impressão de quadris mais largos, como gostava o rei da Inglaterra, Edward. As saias era geralmente em forma de sino, mais justas no quadril e mais abertas na parte de baixo, em tons pasteis e delicados durante o verão e tons pretos e malva durante o inverno. Também era comum o uso exagerado de decotes e muitos babados. 


   Os cabelos eram sempre bem presos em coques elaborados. Em eventos noturnos esses coques eram acompanhados por plumas, tiaras e chapéus.


   Os homens tinha um aspecto mais prático, pois os homens tinham papeis mais ativos na sociedade e trabalhavam nos grandes centros urbanos. Mas ainda assim, os chapéus, bengalas e diversos tipos de sapatos ainda eram característicos. As calças eram curtas e estreitas, os colarinhos bem engomados e altos no pescoço. Também era comum barbas pontudas e bigodes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário