domingo, 9 de novembro de 2014

Viagem: Roteiro 1 - Terceira parada!

A próxima parada é em Barra de Camaratuba, o último distrito do estado da Paraíba e pertence ao município de Mataraca(PB). Foi a primeira vez que fui em Camaratuba, me apaixonei por lá, a praia é deserta com algumas pousadas e apenas um restaurante local. A população não chega a mil habitantes, é mais para uma vila de pescadores. Mas a Barra vem despertando interesse nos turistas e em investidores, que vem planejando transformar Barra de Camaratuba em ícone do desenvolvimento turístico, com foco no ecoturismo rual e de aventura (é o que o site sobre Barra destaca).


Saindo da Baia da Traição, de carro, percorremos 33 km até chegar em Camaratuba, o que dá em volta de 43 minutos de viagem.


Nós ficamos na pousada Porto das Ondas. A estrutura é ótima, fica na beira mar e perto da boca da barra, mas o atendimento não é nem de perto dos melhores. Os hospedes são jogados lá dentro e não tem muita atenção, até porque quem cuida da pousada são caseiros do dono da pousada, eles não tem experiência com turismo e como atender. Mas tentam fazer o possível. Como por lá não tem muitos lugares para comer fora, comemos todos os dias na pousada mesmo, que vende lanches até uma certa hora.


Comunicação com o mundo de fora? Nada disso, aqui é para se desconectar de tudo e só se conectar com as novas energias desse paraíso kkk Tudo bem, quem estou querendo enganar?! Nós sentimos muita falta do sinal do wi-fi para compartilhar nossas fotos e dar uma olhadinha na vida dos outros antes de dormir kk Essa foto é a minha irmã pulando pelo restaurante da pousada atrás de sinal de internet:


Saindo da pousada e caminhando para o lado direito vamos chegar na boca da barra, onde é o encontro do rio com o mar, num tom azul esverdeado, com tanques de areia e emoldurado pelo que resta da mata atlântica. Um verdadeiro paraíso.

Filhos de pescadores pelas lentes do meu pai. E na outra foto um pouco desse cenário maravilhoso que descrevi.

Visitar a Barra e não assistir o espetáculo do pôr do sol na boca da barra é o mesmo que não ter passado por lá. Se pudesse faria isso todos os dias, deitar na areia e assistir essa maravilha.




Voltando para a pousada ainda tivemos mais um espetáculo com o céu rosa de fim de tarde e nuvens lilás:


Se for na barra de Camaratuba não esqueça de levar pelo menos um casaquinho, de noite venta muito forte. No nosso segundo dia o tempo estava um pouco fechado e ventando muito mesmo, mas fomos dar uma volta, dessa vez para o outro lado da praia que é ainda mais deserta e com um parque eólico mais para frente (como eu disse, lá os ventos são muito fortes).


No site sobre a Barra tem a apresentação das 4 opções de hospedagem, sendo 3 pousadas e uma casa para alugar por temporada. Mais informações no site (Aqui) .No mesmo site também tem informações sobre passeios e trilhas, desde conhecer as aldeias da reserva dos potiguaras, trilha ecológica ''SOS carangueijo'', passeios de barco até a fronteira do RN e PB e entre outras trilhas que passam por lagoas ou por belezas da própria praia.

Vejam mais um pouco dos nossos registros da viagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário