sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

História da moda: A primeira guerra mundial.

    A primeira guerra mundial teve inicio no ano de 1914, que durou até 1918. Nessa época muda totalmente o estilo de vida da população em geral. Com os homens indo para a guerra e a renda familiar caindo, as mulheres tiverem que abrir mão das futilidades e extravagâncias para começar a trabalhar, tendo assim que usar uniformes. Essa necessidade fez com que os desenhos de moda ficassem limitados, lidando também com adaptações pela falta de matérias primas (usando tecidos mais baratos e duráveis, como a flanela e o algodão). As roupas tinham que ser práticas, simples, utilitárias e funcionais. E com o grande número de mortes de parentes etc, as vestimentas tinham cores neutras e a cor preta (Foi a primeira vez em que uma mulher aparece em panfletos com a roupa toda de uma cor só e usando calças).
Nesse período também houve uma grande revolução na vestimenta. O uso de vestidos e saias mais curtas tornaram-se mais comuns (o curto era até as canelas, o que seria bastante longo para nós hoje em dia), com os sapatos a mostra as mulheres usavam também meias pretas de algodão. A gola alta também desapareceu, dando vez aos decotes no pescoço. E assim como as saias, os cabelos também ficaram mais curtos. Além do mais, os corsets foram banidos e logo depois Chanel chegou com novas revoluções estéticas e mudanças para o comportamento feminino.
Na próxima postagem vou falar sobre Chanel e suas revoluções estéticas. Se você não quer ficar perdido na cronologia, pode conferir aqui no blog a linha do tempo completa e saber de onde saímos e para onde vamos, além de dar uma lida nos períodos que já passamos (Veja aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário